sexta-feira, 22 de dezembro de 2017
Férias!!!
Mas hoje tivemos uma confraternização no auditório, depois das duas primeiras aulas da manhã. Foi muito legal: alunos ganharam presentes nos sorteios, tivemos apresentações de dança e música, e ainda nos divertimos muito.
Boa parte dos alunos não esteve presente, e foi uma pena, porque nos sorteios, mais da metade da minha turma foi chamada. Eu fui o primeiro aluno a ser sorteado, e ganhei uma cesta com um panetone e alguns doces incríveis (um copo também).
Muitos alunos do campus todo faltaram, então não tinha muita gente, mas ainda assim, o auditório ficou cheio. Você pensa que estamos de férias não é mesmo? Mas não estamos não: temos que fazer trabalho de P.T.A, de arte e de geografia ainda.
Mas vamos ficar bem... Vamos conseguir. Obrigado por ler! Feliz Natal, e um próspero ano novo! Que 2018 seja um ano com muita luz!
sexta-feira, 8 de dezembro de 2017
Reencontro com a professora Adelayde
Olá leitores! Viemos aqui relatar o que aconteceu nesta quinta feira, dia 07/12/2017! Foi muito legal!
Nossa professora de português anterior, Adelayde veio nos visitar, como combinamos. Fizemos uma pequena festa para ela, porque a professora que nos ajudava a refletir sobre nossas ações, e nos ajudou muito com muitas outras coisas foi ela.
Ficamos muito felizes por reencontrar essa mulher incrível, que é muito calma, elegante e gentil. Sério gente, ela é muito boa. Se ela não for para o céu, ninguém mais vai.
Ficamos pouco tempo com ela, mas foi muito bom, e ficamos muito felizes por ela ter nos visitado! Professora, nós te admiramos muito! Obrigado por tudo!
Obrigado leitores! Até a próxima!
domingo, 3 de dezembro de 2017
Exame de seleção do IFAL
Olá leitores! Hoje de manhã várias pessoas foram fazer essa prova, e claro que eu fui lá, mas só pra ver os futuros calouros. Bom, cheguei lá às 07:40, e fui junto com minha amiga que fez a prova para agroindústria (isso mesmo queridos). Ficamos lá na entrada e conhecemos algumas meninas, e 3 delas fizeram a prova para agroindústria. Acho que no próximo ano letivo teremos mais meninas.
Bom, o portão fechou já um pouco antes das 09:00 horas, e esse ano algumas pessoas se atrasaram. Uma menina chegou 20 minutos depois da prova começar. Devo dizer que fiquei triste por ela, porque essa menina chegou pensando que ainda estava cedo. Alguém falou pra ela que os portões já foram fechados e que a prova já tinha começado. Ela foi conferir, e percebeu que estava atrasada.
Essa menina não conseguiu entrar e fazer a prova, mas muita gente chegou quase tarde. Ainda tinham pessoas chegando 5 minutos antes dos portões fecharem. E em questão de organização, esse ano foi melhor, porque as pessoas até fizeram fila para entrar. Ano passado não foi assim: os alunos passavam um por cima do outro. Fiquei admirado ao ver que ninguém tentava matar os outros amiguinhos para conseguir entrar. Ano passado eu fiquei preso entre uma menina (que estava na minha frente) e um menino (que estava atrás de mim). Não foi legal. Eu acho. Enfim, só quero dizer que esse ano foi uma organização melhor do que o ano passado.
E a prova? Bom, ouvi muita gente dizer que a prova deste ano estava bem melhor que a do ano passado. Matemática estava bem fácil, e as questões de atualidades não estavam muito relacionadas ao assunto de atualidades (para algumas poucas pessoas). Na verdade, só acertei uma questão de atualidades no ano passado. Eu devia ter parado de assistir aos videos da Katy Perry. Devia ter visto o jornal, mas a Katy estava mais interessante.
Tinha gente bonita? Sim, então vamos rezar pra essas pessoas passarem. Mesmo assim, este ano a concorrência não estava tão forte para agroindústria (como sempre), porque tem pouca gente concorrendo. Eu só vou ficar com muita raiva se a nota máxima for menor que 28. Ano passado tinha mais gente concorrendo para agroindústria? Acho que sim. Espero que o resultado saia logo. E as férias também....
Obrigado pela atenção!!!!
Texto por: Cézar Augusto Viana
terça-feira, 28 de novembro de 2017
Relação da agroindústria com a economia nacional e mundial
segunda-feira, 27 de novembro de 2017
Aviso
Como foi dito antes, o nosso objetivo aqui é expor parte de nossa rotina no IFAL como alunos (quase) normais do ensino médio e como futuros técnicos em agroindústria, por isso vou falar um pouco com vocês.
Bom, semana passada só tivemos aula até quarta, porque quinta foi feriado em Satuba, e se quinta não tem aula, sexta também não tem. É uma "lei" no IFAL daqui de Satuba. Se quinta é feriado, sexta também é (para o IFAL de Satuba). Isso é bom ou ruim? Os dois. O lado bom é que os alunos não acordam cedo, e o lado ruim é que perdemos aulas. Ah, não. Falei dois lados bons... Enfim, o lado ruim é que não podemos olhar na cara dos nossos amiguinhos e falar do amor que sentimos por eles. Até porque ninguém fala isso. Ainda.
E nossas férias só chegam no dia 22 de dezembro. Sabe o que isso quer dizer? Nós também não sabemos, porque não temos tempo de pensar direito. Mas acho que isso quer dizer que o Papai Noel vai ter que nos dar presentes, porque nós fomos alunos muito bons. Ok, só isso mesmo. Obrigado por lerem!
sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Palestras sobre o dia da consciência negra
Na terça, o início da palestra se deu com o Hino Nacional, em um ritmo (que pareceia ser) de forró. Pelo que vi, nem todos prestaram atenção. O professor Rafael abriu o evento, que foi criado pela professora Tâmara. Segundo a criadora do evento, há muito tempo atrás, 90% do Brasil era negro. Ela ainda falou que "somos um país afrodescendente, nossa origem é tripla: indígenas, calcasianos e negros." A professora ainda disse que só existe uma raça, e que os negros e os brancos não são raças diferentes, e sim uma só. As diferenças existem em tudo e todos, principlamente nas pessoas.
O professor Álvaro (de história) disse que a verdadeira história dos africanos, da África e dos negros é desconhecida, pois essa história nem sempre é relembrada ou escrita. Segundo o professor Álvaro, a palavra "Zumbi" significa "alma imortal", ou "rei que não morre". Esse Zumbi era considerado um bandido, e agora é um heroi. Foi isso o que o professor disse. Quem conta a história é quem vence: os perdedores perdem o direito de falar. Mas então, porque o dia 20 de novembro de 1695 é lembrado? Segundo o professor, esse dia é lembrado porque foi uma vitória dos brancos. Foi o dia em que Zumbi foi morto, e nesse mesmo dia, os brancos pegaram a cabeça dele e a mostraram em vários engenhos e povoados, para mostrar que o "rei que nunca morre" morreu.
O povo negro não tinha cidadania, pois a lei áurea só permitiu que os negros fossem livres, então eles tinham a liberdade, mas não tinham cidadania, direitos, emprego e saúde.
O Quilombo dos Palmares é um conjunto de várias comunidades agrícolas. Existiam Quilombos em vários lugares. A Serra da Barriga é a capital do Quilombo, pois lá vivam os líderes negros. E vocês se enganam se pensam que os Quilombos foram dominados somente por homens, porque já foi governado por mulheres.
Na quarta, Sarah de Oliveira, uma aluna de dança na UFAL, falou sobre como sofria bullying, pois falavam mal do cabelo dela. Ela faz street dance, que ainda é muito criminalizada, pois as pessoas preconceituosas falam que é dança de bandido.
A professora e diretora do museu Théo Brandão, Nadir Nóbrega, falou que as pessoas escolhiam onde os negros deveriam se encaixar, e com isso ela quis dizer que algumas pessoas acham que os negros devem se submeter às ordens dos brancos. Ela é pós-doutora em dança pela UFBA, e é professora de dança aqui em maceió. Ela apresentou um filme aos alunos, falando sobre a cultura negra e os projetos que fizeram para falar sobre isso.
Depois, uma cantora e ex-aluna do IFAL de Satuba cantou músicas muito boas sobre as mulheres negras, e sobre a cultura negra. Além disso, ela cantou uma música bem legal sobre samba, e isso fez com que todos se animassem muito. Alguns alunos até subiram no palco para cantar, e ganharam livros como prêmio. Bom, eu gostei muito dela, e espero que ano que vem ela apareça no IFAL de novo.
Essas palestras foram muito boas, e tudo isso só aconteceu por causa da professora Tâmara, que criou esse evento. Obrigado Professora!
terça-feira, 21 de novembro de 2017
Dia da consciência negra
O dia da consciência negra foi criado no dia 9 de janeiro de 2003, por uma lei nacional. A data escolhida foi o dia 20 de novembro, pois no ano de 1695, nesse mesmo dia morreu o Zumbi dos Palmares, que representou a luta contra a escravidão negra.
Esse dia é muito importante, pois traz a reflexão sobre o que os negros viveram no passado, e sobre o que ainda sofrem no presente. Nos dias atuais, ainda há muitos tipos de preconceitos atuantes. Os negros sofrem muito com isso, por terem a fama de escravos, fama de mal-educados e mais alguns aspectos negativos que foram "fixados" a eles.
Temos que entender que a cor da nossa pela não define nosso caráter, não define nossas ações, nossos pensamentos e sentimentos. A cor da pele é uma característica que varia em cada pessoa, assim como as emoções, sentimentos e pensamentos, que são diferentes em cada indivíduo.
Hoje, aqui no IFAL Satuba, acontecerá palestras, oficinas e terá convidados para falar sobre a cultura negra, acontecendo hoje e amanhã. Outro evento que acontecerá é o segundo concurso de fotografia aqui no IFAL, mas dessa vez, o tema é "a beleza afrobrasileira do IFAL Satuba".
Falaremos sobre essas palestras e outros acontecimentos ainda hoje, aqui no blog.
https://www2.ifal.edu.br/campus/site/campus_satuba
sábado, 18 de novembro de 2017
Sábado letivo-Atuação profissional na área agrotécnica
quarta-feira, 15 de novembro de 2017
Agrotóxicos - remédio ou veneno para as plantas e animais?
Depois das guerras, alguns cientistas perceberam as capacidades inseticidas desses agroquímicos, e começaram a utilizá-los nas plantações. Depois de certo tempo, outros cientistas descobriram que estes agroquímicos se acumulavam no organismo (animal ou vegetal), causando câncer e outras doenças. Foi aí que a denominação "agrotóxico" surgiu.
Hoje em dia, mesmo sabendo dos diversos riscos à saúde das plantas e dos animais (incluindo os humanos), vários agricultores utilizam os agrotóxicos nas plantas, para que estas cresçam sem pragas (lagartas, insetos). Esses produtos químicos já causaram câncer em muitos agricultores e em muitos consumidores.Os agrotóxicos são acumulativos, ou seja, se acumulam nos vegetais, e depois se acumulam nos consumidores desses vegetais. Desse modo, o alimento que estamos comendo é cheio de agrotóxicos.
Vocês já comeram alguma fruta sem agrotóxicos? Provavelmente não, mas vou dar um exemplo: a laranja que você come tem a casca toda verde ou verde, amarela e laranja, certo? Se sim, saiba que ela possui agrotóxicos. Eu posso falar que o gosto de uma laranja orgânica (sem agrotóxicos) é muito melhor do que uma laranja cultivada com o uso de agroquímicos, pois já provei, e sei que essas substâncias tóxicas influenciam no gosto dos alimentos. Além disso, a casca de uma laranja orgânica tem aspectos muito diferentes.
Muitas pessoas sabem que os agrotóxicos fazem mal á saúde, mas acham que esse "mal" é mínimo. Estão muito enganadas: esse mal é enorme. Sabe o que contribui para a utilização dessas substâncias químicas no Brasil? O próprio governo e os bancos. Um agricultor só consegue um empréstimo ou investimento se utilizar agrotóxicos. Se esse agricultor não utiliza essas substâncias, não consegue apoio para plantar.
Infelizmente o Brasil é um dos países que mais utilizam agrotóxicos, juntamente com Itália, França, Reino Unido e vários outros países. Alguns países da Ásia e a |Dinamarca não usam mais agrotóxicos, pois sabem dos riscos que estes produtos oferecem ao solo, às plantas e animais.
Há ainda alguns agricultores e empresas que utilizam agrotóxicos proibidos. Podemos perceber que todos nós comemos agrotóxicos, mesmo não sabendo. Os agroquímicos deveriam ser proibidos em todo o planeta, mas como se acaba com uma multinacional que produz e vende agrotóxicos, se a empresa tem apoio do governo? Mas os donos dessas empresas provam do próprio veneno? Claro que não! Eles são ricos, e podem comprar toneladas de produtos orgânicos, que são mais caros. Eles não se preocupam com a nossa saúde, pois só se preocupam com o nosso dinheiro. E não tem como acabar com essas empresas sem leis rigorosas (algo que o Brasil não possui) que proíbam os agrotóxicos.
Algumas pessoas acham que utilizar essas substâncias tóxicas é o único meio de salvar as plantas das pragas, mas não é: existem meios saudáveis de proteger as plantas sem o uso de agrotóxicos. Essas substâncias tóxicas não são remédios para as plantas e animais: são venenos, pois causam câncer e podem causar outras doenças nos vegetais e nos animais.
Realmente, literalmente e infelizmente "o veneno está na mesa".
Texto por: Cézar Augusto Viana
Qual é o objetivo da agroindústria?
A agroindústria tem como objetivo pegar a matéria-prima e transformá-la em um ou mais produtos. Por exemplo: eu pego uma maçã, e com ela faço uma geleia, um suco, um doce, uma torta, e várias outras coisas. Esse é o primeiro objetivo. Junto com esse, vem mais outro: oferecer comida de qualidade. Eu sei que ninguém vai comprar uma maçã podre, e mesmo que alguém compre, vai fazer mal a essa pessoa, por isso devo oferecer um bom produto.
Fazer com que as matérias-primas e os produtos durem mais tempo também é outro objetivo, pois existem várias etapas até a comercialização do produto, e este deve durar tempo suficiente até chegar ao consumidor. Diversificar a oferta de alimentos também é um outro objetivo importante. Como seria se existisse somente suco e torta de maçã? Chato né? Por isso mesmo que a agroindústria transforma uma matéria-prima em um ou vários produtos (e também pelo fato comercial: novidades atraem mais consumidores).
Perder alimentos (durante a colheita, industrialização ou transporte) não é bom, pois há perda de dinheiro, e além disso há a preocupação com outras pessoas em outros lugares do planeta que passam fome. A agroindústria se preocupa com a fome no planeta, mas por causa da preocupação em ganhar dinheiro, essa preocupação é pouca. Mas a agroindústria é muito importante para todos nós, até porque, sem ela, não teríamos comida com boa qualidade e não teríamos vários tipos de alimentos (extratos, sucos, geleias, doces, óleos, etc).
Existe também o objetivo de oferecer comida de qualidade com um bom preço, pois a comida deve ser acessível a todas as pessoas, e o preço também.
Se quiser tirar alguma dúvida sobre o que fazemos no IFAL - Campus Satuba ou sobre as postagens, fale nos comentários, pois sua opinião é muito importante! Obrigado!
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
Reaproveitamento - laranja
Ok amiguinhos, dá pra fazer muitas coisas com a laranja (bolos, sucos, geleias), mas aqui vou falar como fazer coisas comuns e como fazer outras coisas meio incomuns.
- Limpador: misture a casca da laranja com vinagre branco (o vinagre deve cobrir as cascas) e deixe na geladeira (tampado) por quatro semanas, mas agite essa mistura duas vezes por semana. Depois de quatro semanas, pode-se utilizar essa mistura para limpar várias coisas.
- Repelente: a laranja possui uma substância chamada limoneno, que é algo insuportável para a maioria dos insetos. Para acabar com a maioria dos insetos, pode-se colocar cascas de laranjas em formigueiros ou pode batê-las no liquidificador e derramar sobre os locais onde há muitos insetos.
- Limpa-vidros: se quiser limpar algum objeto de vidro, você pode mergulhar esse objeto em um recipiente com água quente e algumas cascas de laranja por cinco minutos. Depois, retire esse objeto e lave-o normalmente.
- Pudim: para a calda vamos precisar de uma xícara (chá) de açúcar e meia xícara de água fervente. para o pudim, vamos precisar de uma xícara (chá) de suco de laranja, uma colher (chá) de raspas de laranja e uma xícara de leite condensado. Para fazer a calda, devemos colocar o açúccar em uma panela e aquecê-lo, até virar um caramelo. Quando isso acontecer, misture com a água fervente. Você deve deixar ferver até que os torrões de açúcar sejam dissolvidos. Depois disso, a calda já está pronta para colocar na fôrma. Para fazer o pudim, devemos colocar os ovos, o suco de laranja, as raspas da casca e o leite condensado no liquidificador e bater até virar uma mistura homogênea. Agora deve-se despejar na fôrma e assar em banho-maria no forno médio já aquecido a 180° por 1 hora e 30 minutos. Agora pode esperar esfriar e deixar na geladeira por 3 horas.
- Chá de folha da laranjeira: pegue as folhas mais novas da laranjeira e coloque junto com água para ferver. Depois de 20 ou 30 minutos (dependendo da quantidade de água) o chá já está pronto. Antes de colocar as folhas para ferver, lave-as com água.
Eu não sabia que dava pra fazer tanta coisa com a laranja, as folhas e a casca. Na internet tem muitas outras coisas que podem ser feitas, mas aqui mostrei algumas para que vocês (leitores) entendam que dá para utilizar os alimentos de várias formas possíveis. Vale relembrar que a agroindústria tem como objetivo aproveitar ao máximo a matéria-prima, para transformá-la em muitos tipos de produtos, e oferecer alimento de qualidade para os consumidores. Obrigado!
texto por: Cézar Augusto Viana.
Agroindústria
terça-feira, 7 de novembro de 2017
"Caos" no IFAL
As salas de aula ficam abertas no intervalo, ou até mesmo quando não estamos em aula. Mas se esses atos de vandalismo continuarem a acontecer no IFAL, nossas salas ficarão fechadas enquanto não houver aula. Além disso, há o problema dos bebedouros que foram quebrados. Já trocaram esses bebedouros algumas vezes, e se mais algum for quebrado ou danificado, vamos ficar sem eles. E as maçanetas das portas? Várias vezes foram quebradas. A sala do 1° AGD também tinha uma maçaneta quebrada, e que por causa disso nossa porta nem fechava. Nossa maçaneta já foi concertada, mas outras foram quebradas em outras salas da agropecuária.
Mas não se preocupem, porque esses alunos vândalos vão ser descobertos. Caso eles não parem, podem ser expulsos. Mas gente que faz isso num instituto federal vai fazer o que quando sair daqui? Isso mesmo amiguinhos! Vão ser presos! Ou vão morrer cedo. Enfim... é a vida né? Mas ela não tem que ser tão difícil. Infelizmente, tornar as coisas mais difíceis é uma característica humana.
Se algum aluno do IFAL - Campus Satuba souber quais alunos fizeram esses atos, por favor fale. você pode não ter feito com eles, mas está ajudando esses alunos se não falar. Obrigado!
texto por: Cézar Augusto Viana
quarta-feira, 1 de novembro de 2017
Aviso para os alunos do IFAL
Mas não foi só a minha turma que ficou prejudicada: esses mesmos alunos (ainda não identificados) quebraram dois bebedouros, bagunçaram e arrombaram os armários masculinos, quebraram várias vezes as fechaduras de algumas salas e fizeram mais algumas outras coisas ruins. Só o que quero dizer é que, se você, aluno do IFAL campus Satuba está lendo isso, e sabe quais foram os responsáveis por esses atos de vandalismo, por favor comunique aos servidores do IFAL ou aos representantes do 1° AGD.
O que queremos (e precisamos) é respeito e ordem no nosso local de estudo, porque alguns alunos quebram as coisas no IFAL e depois exigem que sejam repostas. Eu, Cézar Augusto Viana quebrei uma janela do 1° ano E de agropecuária, mas paguei para que a janela fosse colocada de novo. Eu não posso deixar uma turma prejudicada por causa de minhas ações. E vocês também não.
Por favor, respeitem o nosso local de estudo, os professores, os outros funcionários e os alunos. Tudo se resolve com conversa. Ar condicionado quebrou? Fale com os Funcionários do DAA ou do DAE, porque eles sabem como ajudar. Por favor, não quebrem mais nada. Respeitem nosso local de estudo. Se você sabe quem fez isso, fale, porque se esses alunos prejudicaram a minha turma, podem prejudicar a sua também. Obrigado.
texto por: Cézar Augusto Viana
terça-feira, 31 de outubro de 2017
Reaproveitamento - Maçãs
Gosta de doces? Se sim, então vai gostar do doce feito com casca de maçã. Para fazer esse doce, é necessário utilizar as cascas de maçãs passadas no liquidificador, duas colheres de sopa de suco de limão e uma xícara de açúcar. Se você quiser fazer uma quantidade maior, pode adicionar mais suco de limão e mais açúcar em quantidades proporcionais ás cascas da maçã. Agora, todos os ingredientes devem ser misturados em uma panela e levados ao fogo. Você deve mexer até o doce se soltar do fundo da panela. Depois disso, pode utilizar esse doce como recheio de bolos, como sobremesa e pode serví-lo com várias outras comidas.
Quais os benefícios da casca dessa linda fruta que quase matou a branca de neve? Para começar, devo dizer que ela é boa para fortalecer os músculos (aposto que você está indo comer maçã agora), previne a atrofia, controla o açúcar no sangue, ajuda a diminuir a gordura corporal (coma maçã, porque ela ajuda a emagrecer), inibe o crescimento de células cancerígenas, melhora a circulação sanguínea, diminui a chance de ataques cardíacos, retarda o envelhecimento da pele e ajuda na digestão. Agora quer comer maçã? Com ela, você pode melhorar sua saúde. Mas é pra comer uma ou duas maçãs, e depois nem invente de comer um x - burguer do tamanho da sua barriga, por que assim o efeito da maçã nem acontece. tenha uma alimentação saudável, mas antes de tudo, tenha um hábito alimentar saudável. O ideal é que se coma uma maçã depois das refeições. Falando em refeição, não lembro de ter maçã como sobremesa aqui no IFAL. Mas temos outras frutas como sobremesa, não se preocupem. Obrigado por ler!
texto por: Cézar Augusto Viana.
Paródia
Feita por: Yasmin Alves, Lilian Cristiane, Ralldiny Albert e Carlos Eduardo.
Tecnologia em alimentos
Aviso
sábado, 28 de outubro de 2017
Curso Técnico de Agroindústria
O que é este curso e como ele é desenvolvido:
O Técnico em Agroindústria terá formação que evidencie as competências de trabalho em conjunto, conhecimento técnico e formação tecnológica para atuar no mercado de trabalho de forma criativa, ética, empreendedora e consciente dos impactos sócioculturais. Além das disciplinas de formação técnica, o aluno poderá contar com uma excelente formação do Ensino Médio, que auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional
Bom, a agroindústria faz parte de uns dos grandes centros de economia do Brasil, ajudando bastante na sustentabilidade do país com toda cadeia de agronegócio. É bom ressaltar aqui que o Brasil também é um dos maiores produtores mundias neste setor, a agroindústria para cada um de nós tem uma enorme importância pois dependemos totalmente dela para produzir produtos com qualidade, como já falei, a agroindústria não só tem importância para economia do Brasil, mas para meu bem estar. Uma prova disso é os analises feitos por ela para ter certeza das qualidades de cada produtos( Alimento) produzindo.
domingo, 22 de outubro de 2017
1º ano de Agroindústria na FECIT 2017
Outra equipe compostas por alguns alunos o 1º de Agroindústria que esteve presente na FECIT 2017, foi orientada pela professora Ithayse Rodrigues, composta por apenas três alunos, da nossa turma, Evellyn Raquel, Mariana Torres e Vilker Leandro. Tiveram como tema, o nosso blog, chamado "O mundo da agroindústria", criado no dia 26 de setembro com orientação da professora Ithayse para divulgar nosso curso técnico na semana agrotecnológia e para os interessados em vir estudar no Ifal Campus Satuba, conhecendo um pouco melhor nosso curso, explicamos como ele foi criado e porque, nosso objetivo e nossas metas, que pretendemos continuar com ele ate o terceiro ano, quando enfim nos tornarmos técnicos em agroindústria.
sábado, 21 de outubro de 2017
Entrevista - extração do óleo de coco - dia 20/10/2017
Olá leitores! Chegamos com mais entrevistas para vocês saberem como foi a feira de ciências (que foi muito legal). Dessa vez, foi um projeto bem interessante, sobre o óleo de côco.
1- qual é o objetivo do projeto?
R= mostrar as utilidades do côco e seus benefícios à saúde, como balanceamento das taxas de colesterol no sangue.
2- quais as utilidades do côco?
R= pode utilizar seu óleo para fazer óleo para o cabelo, removedor de maquiagem e como um remédio natural para aumentar o bom colesterol no sangue. Se for utilizar como óleo de cabelo, deve aplicar bem pouco, pois só um pouco do óleo de côco faz bem aos seus fios. E ele pode ser utilizado ainda para fritar alimentos, e é melhor do que óleo de soja.
3- de quem foi a ideia desse projeto?
R= esse projeto existe em todos os institutos federais.
A aluna que apresentou esse projeto se chama Jéssica Luana, e ela está de parabéns por apresentar esses benefícios do côco e do óleo dele, que são pouco conhecidos.
Imagens por: Lilian Cristiane Leopoldino
Entrevista por: Yasmin Alves da Silva Santos
Palestra e feira de ciências do dia 20/10/2017
Olá leitores! Bom, no dia 20/10/2017 houve uma palestra muito interessante, com o título "métodos de controle de plantas daninhas", que foi apresentada pelo Professor Jorge Luiz Xavier Lins Cunha.
Nessa palestra, ele disse que o objetivo da agricultura não é matar as plantas daninhas, e sim controlá-las. As plantas daninhas são importantes em alguns casos, então não devem ser mortas, somente controladas.
O professor ainda estabeleceu uma diferença entre planta daninha e erva: ervas são plantas que fazem bem à saúde humana e animal, e as plantas daninhas são espécies vegetais que atuam de forma maléfica nos organismos dos humanos e dos animais. Então ele quis dizer que o termo correto a se utilizar é " planta daninha ", não " erva daninha".
Essas plantas se originam por causa de distúrbios naturais, como deslizamentos de montanhas, glaciação e ação de rios e mares. Então essas plantas se adaptam para tirar energia e alimento de outras plantas.
Para se essas plantas não darem prejuízos, deve ser realizado algum método de controle dessas plantas. Claro que, para realizar esses métodos, é necessário saber quais equipamentos se tem para fazer isso, quais são as condições ambientais e saber as condições econômicas do agricultor.
Há o método químico (que não é muito bom), e o método cultural (que é o melhor a se utilizar). Mas existem plantas daninhas que são necessárias para o agricultor, mas esse assunto não é a minha área, então não posso explicar muita coisa.
Entrevista:
Fizemos algumas perguntas para o professor Jorge Luiz, e ele foi muito gentil em nos responder! Obrigado professor!
1- o que te levou a atuar na área de agricultura?
R= bom, meus avós maternos e paternos eram fazendeiros, e minha família tem técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos. Acho que a família me inspirava, e sempre gostei da área da agricultura.
2- o senhor já foi aluno do IFAL campus Satuba, então como essa instituição te influenciou na escolha de sua profissão?
R= bom, eu sempre gostei de agricultura, e o IFAL só comprovou que eu estava certo da minha escolha.
3- o senhor teve dúvidas de sua profissão durante a faculdade?
R= não, nunca tive, porque sempre gostei dessa área. Às vezes me perguntava se era isso mesmo o que eu queria, mas era.
4- há quantos anos o senhor faz agronomia?
R= há 20 anos. E ensino na UFAL.
5- qual sua formação? Doutor? Mestre?
R= sou doutor em fitotecnia, mas sou mestre em produção vegetal e proteção de plantas.
Bom, e isso é uma das entrevistas que fizemos. Para seguir o blog, basta fazer login no google de seu telefone ou computador e clicar no botão "seguir blog" no lado superior esquerdo da tela. Obrigado!
Imagem por: Lilian
Texto por: Cézar Augusto Viana
Entrevista por: Yasmin Alves da Silva Santos e Lilian Cristiane Leopoldino
As pessoas na imagem são, respectivamente: Cézar Augusto Viana, professor Jorge Luiz e Yasmin Alves.
quinta-feira, 19 de outubro de 2017
FECIT- projetos
No segundo dia da semana agrotecnológica, ocorreram vários projetos e experimentos na FECIT, Feira de Ciências e Tecnologias, por alunos e estagiários do Ifal Campus Satuba na multi eventos, uma delas foi realizada com o tema: Técnicas de ordenha em vacas leiteiras pelo estagiário Ayrton e Edson que se uniram para explicar assuntos semelhantes. Esse projeto tem base em ensinar as técnicas da ordenha, que teve ajuda prática do estagiário do Campus Satuba, José Edson. Foi demonstrado práticas de higiene e de manipulação na hora da ordenha, como por exemplo a MASTITE, gerada por falta de higienização na ordenha, para identificar a mesma. Foi explicado também como tirar o leite para usa-lo futuramente em industrias para formação de um produto derivado da materia-prima, que nesse caso é o leite, sendo preciso dos 3 primeiros jatos de leite para podermos analisar na "caneca de fundo preto" se ficou algum resíduo. Uma das principais técnicas práticas utilizadas pelos ordenhadores de higiene, é a limpeza pré e após a ordenha. A ordenha que é feita 2 vezes por dia aqui no campus é feita as 5h da manhã e as 13h da tarde, que é obtido em média 25 litros de leite por dia pela vaca chamada carinhosamente de Patricia.
Por:Julio Cesar, Rhayssa Medeiros e Pâmella Sabino
Fotos: Edvaldo, Joana Maria e Ivanilson
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Primeiro dia da Semana Agrotecnológica 2017
Primeira foto tirada na palestra do Álvaro, com o tema Alagoas 200 anos;
Segunda foto tirada na palestra do Antônio José, com o tema Energia dos tempos antigos aos dias atuais;
Hoje demos inicio ao primeiro dia da semana agrotecnológica do Ifal Campus Satuba, que teve as atividades iniciadas ás 08:20 pela manha e terminou elas as 17:00 horas da tarde, durante esse tempo foram realizadas quatro palestras para os alunos e servidores do campus. A primeira palestra, realizada pela manhã, ministrada pelo professor de história do campus, Álvaro Ornelhas, teve como obejtivo falar sobre os 200 anos de emancipação política de Alagoas, a segunda palestra, que foi dirigida pelo Dr Cícero Péricles, abordou o tema sobre a economia alagoana ao longo do Bicentenário, que fala sobre a economia em todo estado de Alagoas desde os primórdios ate os dias atuais.
No horário da tarde logo após o almoço, de 13:30 da tarde, se inicio a terceira palestra do dia, que relatamos por um dos nossos alunos que frequentou a palestra com mais detalhes aqui mesmo no blog, foi dirigida pelo professor da UFAL Antônio José, que abordou o tema falando sobre a energia desde as antiguidades até os dias de hoje, nos mostrando experimentos. A quarta e última palestra com o professor Marcos Dantas da UNEAL de Arapiraca, com seu tema bastante importante falando sobre o bem estar e agricultura familiar no estado de Alagoas. E assim termina um dia letivo diferente do Ifal Campus Satuba, amanha estaremos mostrando mais fotos e relatando tudo o que podermos sobre a semana agrotecnológica, com importancia maior por amanha ser a FECIT 2017.
Por: Mariana Torres e Rhayssa Medeiros
Fotos: Edvaldo e Armando
FECIT - palestra
Olá leitores! Hoje foi a abertura da FECIT, e foi muito bom! Às 13:30 foi iniciada uma palestra com o tema "a energia dos tempos antigos aos dias atuais", apresentada pelo professor da UFAL Antônio José Ornellas. Nessa palestra ele falou sobre a energia, dizendo como ela era conhecida, como era utilizada, como pode ser utilizada, a importância energética mundial, etc.
Ele falou sobre a energia e a matéria, que estão intimamente relacionadas (o universo é composto por energia e matéria), pois a massa pode se transformar em energia. Vale lembrar que a massa de um corpo é a quantidade de matéria presente nele.
Segundo o Professor José Antônio Ornellas, a energia era conhecida como uma força, pois sem energia não há movimento. Por isso, muitas pessoas achavam que força e energia eram as mesmas coisas, ou achavam que energia era um tipo de força. Na verdade, energia não é uma força, pois a própria energia (na maior parte dos casos, se não em todos) é gerada por uma força. Energia não é matéria, nem uma força.
Ainda foi dito pelo professor que a eletricidade gera o magnetismo, e o magnetismo gera a eletricidade. Por isso uniram esses dois "fenômenos" em um só: o eletromagnetismo (uma das 4 forças fundamentais da natureza).
Vale lembrar que a energia surge das cargas elétricas. Se não há cargas, não há energia. E eletricidade é uma forma de energia. Existe energia térmica, luminosa, química, etc.
O professor apresentou três experimentos:
- o primeiro foi um experimento que criava um campo elétrico por meio de atrito.
- o segundo foi uma lâmpada que só funcionava se uma manivela girasse. Com esse experimento, vimos que para uma lâmpada acender é necessária muita energia, pois um voluntário da platéia girou a manivela várias vezes (rapidamente) e a lâmpada acendeu um pouco.
- o terceiro foi sobre força e energia. Basicamente, ação e reação.
Bom, hoje foi isso, mas amanhã acontecerá os minicursos e a feira de ciências. Essa feira será das 14:00 horas às 16:40, e é aberto ao público. Obrigado pela atenção!
Texto por: Cézar Augusto Viana
terça-feira, 17 de outubro de 2017
Aula de Microbiologia de Alimentos
Primeira aula prática sobre análise de carne, dos alunos do 1º ano de Agroindústria, com a o auxílio da professora de Microbiologia de Alimentos, Ângela e seus bolsistas, ontem(segunda-feira, dia 16 de outubro) no laboratório de Microbiologia do Ifal Campus Satuba, com carnes que a professora disponibilizou.
Por: Mariana Torres
Fotos: Marlon Oliveira e Jane Kelly